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Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

17.Ago.17

O que tem mesmo que saber sobre o Instagram: Dicas e Truques!

Para quem tem um blog, é muito importante estar presente em diversas redes sociais. Contudo, deve estar presente apenas nas que fazem sentido para si e para o seu blog (no livro SER Blogger encontra um capítulo dedicado às redes sociais).

 

Hoje em dia, o Instagram é uma das principais redes sociais. Depois do Facebook e do YouTube, o Instagram é a rede social mais utilizada e está em contínuo crescimento, com certa de 600 milhões de utilizadores mensais ativos. É a rede social favorita dos jovens e de muitas marcas.

 

instagram

 

Assim, damos algumas dicas para fazer sucesso e destacar-se no Instagram:

 

#1 APOSTAR NA QUALIDADE DAS FOTOGRAFIAS: publique sempre fotos com qualidade e com boa luz. Com a qualidade das câmaras dos telemóveis já não tem desculpas para não tirar boas fotos. Para além disto, pode sempre recorrer a apps para melhorar a luz da fotografia ou aplicar algum filtro. Crie um tema para a sua conta de Instagram, utilizando sempre o mesmo filtro, assim terá um feed mais harmonioso e visualmente atrativo (pode ver as apps para fotografias recomendadas pela blogger Joana Carreira do Sketchbook Six, aqui).

 

Alguns dos filtros do Instagram mais utilizados mundialmente: Claredon, Juno, Sierra, Valencia, Gingham e Lark.

 

Utilize também uma regra simples para tirar fotos: a regra dos terços. Em que é que consiste esta regra? Acione na sua câmara do telemóvel a grelha. Quando estiver a tirar fotos, a imagem ficará dividida em terços na horizontal e vertical. O objeto/pessoa que quer focar deverá ficar numa das quatro interceções (na 1ª imagem pode ver 4 pontos, são as interseções; na 2ª imagem o foco é o animal, estando este alinhado nos pontos). Caso seja uma paisagem, deverá ficar no topo ou fundo das linhas horizontais (3ª imagem)

regra dos terços1

regra dos terços2

regra dos terços2.jpg

 

#2 PUBLICAR DIARIAMENTE E NO HORÁRIO "NOBRE": não coloque 20 fotos por dia pois tornar-se-à aborrecido para quem o/a segue. Basta colocar 1 a 2 fotos por dia e nos horários corretos.

No Instagram todos os dias da semana são bons para publicar, contudo os fins de semana geram maior tráfego. De acordo com alguns estudos, durante a semana o melhor horário é ao fim do dia entre as 17 e as 18h e ao fim de semana entre as 13h e as 18h. Contudo, outros estudos referem que a hora de almoço e depois do jantar são os melhores horários para publicações.

O melhor é testar o que funciona com a sua conta e utilizar algumas apps existentes que ajudam na monitorização de estatísticas no Instagram.

instagram2

 

#3 HASHTAGS: a hashtag é uma ferramenta que o Instagram disponibiliza. Através da utilização de uma hashtag, por exemplo #praia, pode ver todas as fotografias publicadas  pelos utilizadores (com contas não privadas) que usaram essa hashtag. 

O Instagram só permite no máximo 30 hashtags, contudo, é aconselhável utilizar 5 hashtags. As hashtags devem estar relacionadas com a fotografia: procure as mais populares (alguns exemplos de hashtags populares são #vscocam; #igers; #tb) ou crie hashtags personalizadas.

eaters-collective-129481.jpg

 

#4 SER ATIVO E INTERAGIR: é muito importante ter uma presença ativa no Instagram, não só através da assiduidade de publicações como através de likes e comentários. Faça likes e siga as pessoas e marcas com as quais se identifica e comente de forma sincera e genuína.

Para ganhar mais audiência, não se esqueça também de tornar o seu perfil público.

instagram1

 

#5 DIVERSIDADE NO FORMATO DOS CONTEÚDOS: não se fique apenas pelas fotografias. Pode também apostar em vídeos para diversificar um pouco as suas publicações. Este é o formato sensação do momento!

Pode também fazer pequenos vídeos nos stories do Instagram ou vídeos em direto para estar "mais próximo" dos seus seguidores e mostrar-lhes um pouco mais do seu dia-a-dia.

 

#6 ANALISAR AS ESTATÍSTICAS: ainda que as estatísticas do Instagram não tenham o detalhe das disponibilizadas nas páginas de Facebook, sugerimos que não descure destes insights. Pode fazê-lo, por exemplo, com recurso ao Iconosquare. É sempre útil acompanhar a performance da página para tomar decisões que ajudem a otimizar a mesma.

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Agora que já demos algumas dicas relativamente ao Instagram, já pode começar a colocá-las em prática! Caso tenha mais dicas, partilhe nos comentários!

 

 

 

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