Flash Tips com Miguel Brandão, especialista em SEO: 5 dicas para otimizar um blog em termos de SEO (PARTE 1)
Miguel Brandão tem formação em Marketing, Publicidade e Relações Públicas. É especialista em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites, trabalhando nestas áreas desde 2004.
Pedimos ao Miguel, como especialista, que desse 5 dicas para otimizar o seu blog em termos de SEO. Nestas dicas pode encontrar exemplos práticos com o nosso blog. Esta Flash Tips tem duas partes, por isso, volte amanhã para saber as restantes dicas!
Há muita informação por essa web fora ligada ao Search Engine Optimization que, assim lida em “pedaços”, pode induzir a que esta vertente do marketing digital seja super complexa e que não será fácil a qualquer profissional de marketing digital.
Antes de partilhar qualquer dica, gostaria de dizer que o SEO não é só para programadores ou “informáticos”. Eu conheço profissionais de SEO que nem sabem interpretar uma linha de código e conseguem posicionar projetos web com milhares de buscas mensais, outros com background em música e que, neste momento, são responsáveis por grandes empresas de Marketing Online e SEO.
Ou seja, qualquer pessoa que goste de enfrentar o desconhecido, estudar e aprender todos os dias, testar, testar e testar sempre novas ideias ou estratégias em diversos nichos diferentes, pode perfeitamente aprender o que é SEO e conseguir excelentes resultados.
Ter opiniões e decisões de SEO baseadas na leitura de artigos que são publicados em grandes websites americanos, sem nunca ter testado para a sua realidade, por si só não vai dar resultados, apenas será mais um “papagaio” no meio de tantos outros!
Como é evidente ser programador ajuda imenso na curva de aprendizagem do SEO mas é preciso mais, ir mais além tal como vou explicar a seguir nas 5 dicas. Ser “o informático” não sei se ajudará muito em SEO mas também não interessa nada porque SEO são diversos fatores (dizem que são mais de 200… É um segredo, segundo o Google) e o mais importante é aprender, implementar à nossa realidade e testar, testar e continuar a testar…
Antes de avançar para as 5 dicas de SEO gostaria de referir que, no final, quem manda e decide tudo é sempre o Google! Nós profissionais de SEO não somos mágicos nem temos poções mágicas mas trabalhamos, e muito, para que, em cada projeto web consigamos obter os melhores resultados possíveis.
Esses resultados, atualmente, não é garantir as melhores posições no Google (embora seja importante) mas sim aumentar as visitas qualificadas vindas dos resultados do Google orgânico e que essas mesmas visitas comprem um produto ou peçam orçamentos.
Não esquecendo que obter resultados do trabalho de SEO são sempre a médio longo prazo. Uma questão muito importante é a necessidade de estarmos sempre atentos às constantes alterações e atualizações que o Google vai fazendo no seu algoritmo. Depois desta pequena introdução ao mundo do SEO, vamos então às dicas.
#1 Tenha a solução para dar ao seu público-alvo
Qualquer Blog, website de serviços, uma loja online ou outro tipo de projeto online, é obrigatório conhecer o seu público-alvo. Vai vender os seus produtos ou serviços para quem? Conhece o comportamento do seu potencial cliente online? O que ele pesquisa no Google, quantas vezes pesquisam? Qual a “dor” que o seu potencial cliente tem para que possa dar-lhe uma solução e a devida resposta? Que tipo de pesquisa faz no Google, por informação, por algum produto/serviço?
Faça um estudo de termos e palavras-chave que o seu potencial cliente pesquisa no Google e para isso existem diversas ferramentas que nos ajudam a saber tudo! Deixo aqui algumas:
- Google Keyword Planner
- Keyword Magic Tool da SEMrush
- KeywordTool.io
- KWfinder
- AnswerThePublic
Etc…
A partir daqui já tem dados para coletar sobre como é que o seu público-alvo se comporta no Google, que tipo de pesquisas faz e como as faz.
Depois de juntar todos os termos e keywords retirados com a ajuda das ferramentas anteriores, será necessário efetuar um estudo e juntar tudo numa folha de Excel.
De certeza que vai perceber imediatamente todas as “dores” do seu potencial cliente e também o que ele procura no Google, a partir daí é só criar as respostas nas páginas do seu projeto online.
Resumindo: Dar as respostas ao utilizador que vai para o Google procurar por soluções!
#2 Chame à atenção do seu potencial cliente nos resultados do Google
Este é um dos muitos erros que vejo em muitas páginas web: não optimizar os títulos, as URLs e a descrição de cada página do site/loja online para se destacarem da concorrência na página de resultados do Google.
Ou seja, quando um utilizador faz uma pesquisa no Google, os resultados são praticamente todos iguais, tirando alguns nichos em que o Google mostra uma imagem, vídeo ou até estrelas. Então porque não fazermos diferente para chamar à atenção de quem faz a pesquisa e criamos um título com texto atrativo e uma descrição também atrativa e até com uma chamada para uma determinada ação. Vejamos um exemplo:
Fiz uma pesquisa de uma página do Blog daqui mesmo: o que tem mesmo que saber sobre o facebook, para perceber como ficaria na página de resultados do Google, ora vejamos:
Como é óbvio, a página aparece em primeiro lugar no ranking do Google porque o termo que pesquisei é exatamente igual ao título. Mas aqui o objetivo é percebermos como podemos optimizar a descrição e o título.
Vou então, utilizar uma ferramenta para simular o título+url+descrição que se chama SEOmofo.
Na imagem em baixo, o primeiro resultado é o atual que pertence à página em cima que estou a dar como exemplo. O segundo resultado é uma simulação feita na ferramenta que referi em cima.
Qual dos 2 resultados chama mais à atenção do utilizador que fez uma pesquisa no Google?
O segundo, claro!
Agora é só colocar o texto da simulação do título e da descrição na respetiva página e alterar!
Mas não fica por aqui, há mais vantagens...
Com esta alteração, ou seja, editar/optimizar os títulos e descrições utilizando as keywords que queremos posicionar, vai diferenciar-se das outras páginas dos resultados e, principalmente, o objetivo é chamar à atenção dos olhos do ser humano/utilizador para que vá clicar no nosso resultado/página.
Qual a grande vantagem disto?
Aumentar o CTR dos resultados no Google das páginas do nosso site. Mas onde podemos ver esta informação?
Na ferramenta gratuita do Google Search Console, ver imagem em baixo:
Para consultar o CTR das páginas do site é em baixo deste quadro que vê na imagem.
Mas ainda não disse a principal razão porque aumentar o CTR é um detalhe importante. De vários testes que eu próprio já fiz e também de outros profissionais de SEO já o fizeram, podemos concluir que a percentagem do CTR de cada uma das páginas influencia os resultados no ranking.
Então, ao conseguir o melhor CTR possível, podemos ir subindo no ranking do Google.
Continua...