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Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

09.Jul.17

Entrevista Paulo Faustino, Especialista em Marketing Digital: Como rentabilizar um blog

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Paulo Faustino é a cara dos blogs Paulo Faustino, relacionado com Marketing Digital e As melhores apostas online na área das apostas online.

É um dos profissionais de Marketing Digital mais influentes em Portugal, ajudando várias empresas pelo mundo a melhorar as conversões e vendas online. Para além disto, é co-fundador de diversas empresas, escritor, investidor e palestrante internacional.

Visitem os blogs do Paulo aqui e aqui.

 

Nesta entrevista, como especialista da área, o Paulo fala-nos sobre rentabilização dos blogs: técnicas, plataformas, conselhos e recomendações. Para quem está a pensar rentabilizar o blog ou já rentabiliza mas não está satisfeito, tem que ler a entrevista abaixo.

 

 

Quais os blogs que tem ativos de momento? Qual o propósito de cada um deles?

Neste momento tenho activo o meu blog em www.paulofaustino.com, onde publico sobre Marketing e Marketing Digital. Além desse, tenho vários outros projectos em áreas muito específicas, como o blog www.asmelhoresapostasonline.com onde falamos sobre Apostas Online, entre outros projectos que mantemos no Brasil, Espanha e Reino Unido, sobre Saúde, Dieta, Moda, Jogo Online, entre outros temas.

 

Rentabiliza todos estes blogs?

Todos os blogs são rentabilizados. Para mim não faz sentido ter um projecto na internet que não seja rentabilizado, excepto quando o objectivo passa por brand awareness ou criação de autoridade dentro de um determinado nicho de mercado. O meu blog pessoal, é um bom exemplo disso. Ainda assim, tendo um propósito puro de criação de autoridade no mercado brasileiro, também ele é rentabilizado.

 

Mais especificamente como rentabiliza cada um deles?

Por norma damos preferência aos programas de afiliados. Em alguns projectos rentabilizamos os nossos blogs também com anúncios do Google (Google AdSense) ou com produtos próprios, como Ebooks, Cursos Online, Palestras em Vídeo, etc. Existem diferentes formas de rentabilizar um blog e procuramos adaptar as ofertas ao tipo de público que temos em cada um dos projectos. Nem todas as formas de rentabilização são eficazes em todo o tipo de tráfego.

rentabilizar um blog

 

Utiliza técnicas diferentes de rentabilização consoante a tipologia de blog?

Utilizo diferentes ofertas para diferentes públicos. Aquilo que funciona bem num blog sobre dieta, por exemplo, provavelmente não funciona num blog sobre marketing. São públicos completamente diferentes, abordagens diferentes e formas de rentabilização diferentes. Em alguns casos utilizamos só publicidade do Google, quando o CPC (Custo por Clique) e o CTR (Taxa de cliques em anúncios) é boa, enquanto que em outros projectos damos preferência à rentabilização com programas de afiliados, em que recebemos uma comissão fixa ou variável pela venda de um produto. Existem ainda outros projectos onde optamos por uma rentabilização mista, com anúncios do Google, Programas de Afiliados e/ou produtos próprios, como a venda de Ebooks, Cursos Online, Vídeo-Aulas, etc.

 

Qual a técnica que funciona melhor? Variam de blog para blog?

Como em tudo o que diz respeito ao Marketing, a resposta para uma pergunta destas normalmente é: Depende! No marketing digital não existem regras ou conceitos totalmente definidos. Aquilo que funciona para mim, por não funcionar para outra pessoa e vice-versa. Procuramos sempre testar tudo e analisar os dados recolhidos, para entendermos o comportamento do nosso público junto de um determinado produto ou oferta. Ainda assim, por norma, temos melhores resultados com programas de afiliados que temos com qualquer outra forma de rentabilização.

 

Há algo que gostasse de fazer nos seus blogs em termos de rentabilização que sinta que a tecnologia de alguma plataforma o limita?

Neste momento não. Com a introdução dos modelos de atribuição, boa parte dos problemas ficaram resolvidos. Em termos tecnológicos é possível fazer qualquer coisa nos dias de hoje. A rentabilização de blogs está extremamente evoluída e é possível medir qualquer resultado praticamente em tempo real, portanto, não vejo que isso seja um problema.

rentabilizar um blog

 

Para si, qual e a melhor plataforma para utilização de publicidade online? Porquê?

Sinceramente, tenho várias plataformas preferidas, normalmente em cada um dos nichos de mercado que trabalho. Como trabalho em vários nichos, a oferta é bastante alargada. Além dos anúncios do Google, que para alguns mercados funcionam lindamente, em termos de programas de afiliados existem várias coisas interessantes. Escrevi um artigo com os meus favoritos, que podem consultar neste link: http://www.paulofaustino.com/marketing-de-conteudo/

 

Só rentabiliza os blogs online, ou também opta for formas de rentabilização offline?

Ao nível de blogs procura rentabilizar essencialmente em ambiente digital. Em algumas circunstâncias, podemos fazer ações offline. Por exemplo, no meu blog pessoal sobre Marketing Digital além da rentabilização dos conteúdos através de programas de afiliados, anúncios do Google, venda de cursos online, etc., também realizo ações offline como Formações Presenciais, mas isso acontece raramente em outros projectos onde o objectivo é trabalhar e rentabilizar puramente o tráfego gerado online.

 

 

Dada a sua experiência em Marketing de Afiliados, o que recomenda a quem se queira iniciar nesta área? Quais as principais redes de afiliados existentes em Portugal?

Existem várias redes de afiliados que trabalham com o mercado nacional, como a Awin, Netlucro, Mobideia, Kwanko, entre outras. Como digo sempre, é importante testar todas elas primeiro, avaliar o desempenho das campanhas, perceber com que frequência pagam, etc. Nem todas elas serão a melhor opção para todo o tipo de blogs e/ou conteúdos que se publicam em sites e blogs. De todas, a minha preferida é a Awin, sem dúvida.

 

rentabilizar um blog

 

Quais os conselhos que dá a quem queira começar a pensar em rentabilizar um blog?

Nas minhas formações normalmente costumo dar duas opções para quem deseja trabalhar com blogs:

Opção 1: Escolher um nicho de mercado que gosta e posteriormente procurar por opções de rentabilização.

Opção 2: Escolher primeiro um bom programa de afiliados e depois criar um blog de conteúdo em torno desse tema.

Naturalmente, gosto mais da opção 2, porque tenho a certeza de que existem formas de rentabilizar o conteúdo e o tráfego gerados. O que acontece muitas vezes, é que as pessoas acabam por criar blogs em nichos de mercado muito difíceis de rentabilizar, como por exemplo Arquitectura, Artesanato, etc., porque simplesmente não existe oferta ao nível de programas de afiliados para essas áreas. Quando analisamos primeiro a oferta, já partimos com a certeza de que existem formas de rentabilização no mercado que nos irão permitir rentabilizar o tráfego que vamos gerar.

 

 

Obrigada pela colaboração Paulo!

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