Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

18.Mar.18

Entrevista Mónica Lice do Blog Mini-saia: Há 12 anos uma referência nos blogs em Portugal

IMG_1707.JPG

 Fotografia de Mónica Lice

 

Mini-saia é um blog que dispensa apresentações, assim como a sua autora, Mónica Lice. O seu espaço online é uma referência no nosso país e além fronteiras e foi uma das bloggers que partilhou o seu testemunho no "Ser Blogger". Com 12 anos de experiência na blogosfera portuguesa, Mónica partilhou com o Influenciadores um pouco da sua história, know-how e alguns conselhos de quem conhece o mundo dos blogs como a palma da mão. 

 

O Mini-saia é dos blogs mais antigos em Portugal. O que o distingue dos restantes e o torna uma referência no país?

Ao longo de todos estes anos, tenho tentado que o blog reflita muito do que sou – os meus gostos pessoais, o que sou e o que sinto, o que uso e o que gostaria de usar, o que vou vivendo. Esse talvez seja um dos segredos do sucesso, que o torna único e, espero, especial.

 

Quais são as maiores responsabilidades de gerir um blog com tanta visibilidade?

Honestamente, tento não pensar nisso. Escrevo da mesma forma para 20 ou para 20.000. Se escrevesse sempre com a consciência plena de todo o público que me lê e segue, acho que entraria em pânico. Claro que há responsabilidades, mas estas também existiam quando o blog nasceu e tinha 40 visitas diárias – ser fiel a mim própria e ao público que me lê é uma dessas responsabilidades.

 

Tem mais de 100 000 gostos na página do Facebook. Como lida com as expectativas de quem a segue?

Mais uma vez, tento não pensar muito nisso. Tento ser fiel aquilo em que acredito e, desta forma, vou gerindo conteúdos e publicações.

 

Já recebeu comentários ou e-mails desagradáveis?

Em mais de 12 anos de blog, estranho seria se nunca tal tivesse acontecido. Sim, já recebi – felizmente poucos, em comparação com todos os anos que o blog tem.

 

Está associada a alguma agência de influenciadores?

Não estou associada a nenhuma agência. O meu blog está na plataforma Sapo e a associação que tenho é com a equipa do mesmo.

 

O Mini-saia já apareceu tanto na imprensa nacional, como Internacional. O que provocou o salto além fronteiras?

Recentemente, fui convidada a colaborar com a Cosmopolitan alemã e, muito honestamente, não sei como chegaram ao meu nome. Foi, claro, um enorme prazer e uma honra ver o meu trabalho reconhecido além fronteiras, numa publicação como a Cosmopolitan.

 

O que mudou no blog após o nascimento das suas filhas? Sente que o público de alterou?

O blog passou a dedicar-se aos assuntos de gravidez, bebés e crianças. Claro que isso fez com que mulheres que, se calhar, ainda nnero de assuntose gado a fazda n com que m gravidez, bebrazer e uma honra ver o meu trabalho reconhecido altalvez seja um dos seão liam o blog tenham começado a fazê-lo, porque este género de assuntos começou a interessar-lhes. Mas tento que a essência do blog, virada para a moda, beleza e lifestyle, se mantenha, pelo que a maior parte do público manteve-se.

 

Como gere a sua agenda de modo a publicar 2 posts diariamente? Onde vai buscar inspiração?

Idealmente, tento preparar os posts de cada semana na semana anterior. Inspiro-me muito pelo que vejo à minha volta, estou atenta a várias páginas e contas de Instagram, em busca de inspiração. Leio revistas internacionais, tento viajar sempre que posso e tenho rubricas fixas que me ajudam a canalizar a produção de posts – dando um fio condutor ao blog.

Tento preparar conteúdos com antecedência, para, no dia-a-dia, estar mais tranquila – o que raramente consigo.

 

Fale-nos um pouco sobre o seu livro.

O livro é dedicado às dicas de beleza, com truques, dicas de maquilhagem e muitas sugestões de mezinhas e máscaras caseiras, que realmente funcionam. Resultou da compilação de várias dicas que eu já tinha escrito no blog, tendo juntado outras, sobre as quais ainda não tinha escrito.

 

Quais são os próximos projetos para o Mini-saia? O que ambiciona para o blog?

De momento, desejo que o blog me continue a desafiar na escrita e noutros projetos, a ele ligados. A ideia de um novo livro está em cima da mesa – a ver vamos se a consigo concretizar em breve!

 

Com a sua experiência de mais de 10 anos na blogosfera, por onde acha que passa o futuro dos blogs em Portugal?

Com as redes sociais em constante crescimento, e as atenções das leitoras cada vez mais dispersas entre Facebook, Instagram, Youtube, stories, fotos, vídeos e posts, é fundamental que os blogs apostem cada vez mais na qualidade, em conteúdos genuínos e inovadores, que respondam aquilo que o público procura e mais gosta de ler.