Como fazer um bom Media Kit
Depois de chamar a atenção das marcas que lhe interessam e destas mostrarem interesse em trabalhar consigo e publicitar os seus produtos e serviços no seu blog é altura de lhes apresentar o seu media kit. Não se esqueça que as marcas farão um investimento e dispensarão parte do seu orçamento consigo!
O seu media kit, além de ser uma ótima forma de se apresentar e mostrar o seu estilo e personalidade, pode ser um fator decisivo na escolha entre o seu blog e outro concorrente, pelo que tem de marcar a diferença e apresentar um media kit que cative! Para o ajudar na sua missão de criar um media kit com impacto aqui ficam algumas dicas:
1- Comece por se apresentar
Mostre uma foto sua com boa qualidade e faça uma pequena biografia onde apresenta factos relevantes para a parceria que pretende estabelecer. Sempre gostou de fotografia e já completou a sua formação de base com cursos de fotografia? O media kit é o sítio para dizê-lo! É um autodidata e nos seus tempos livres aprende a programar? Estas são mais valias. Não se esqueça que o seu objetivo é ser contratado!
2- Apresente o seu blog
Mostre algumas fotos do seu blog e apresente sucintamente os temas que costuma tratar. É aqui que as marcas vão perceber se o seu blog se enquadra no objetivo de marketing que têm. Apresente também o público que geralemente o lê.
3- Estatísticas e dados
Depois de haver o fit entre os temas e a marca, os dados são o facto que importa. Apresente os números do seu blog: os visitantes únicos, o número de pageviews por mês e os seus subscritores. Mostre também as redes sociais onde está presente e as estatísticas nas mesmas. O número de seguidores, a faixa etária, o alcance, o número de impressões e visualizações.
4- Deixe bem definidas as suas condições
Os termos da parceria são muito importantes. Deixe bem definido quais as suas condições tanto de preço como de publicações e anúncios que faz no seu blog. Defina como deverá ser feito o pagamento e se faz reviews ou passatempos.
5- Acrescente testemunhos
Ter outras pessoas a falar sobre o seu trabalho é uma mais valia porque dá uma validação social daquilo que afirma sobre si próprio. Uma boa recomendação pode ser o fator decisivo para a decisão final. Ter pessoas que recomendem o seu trabalho é uma vantagem sem preço!
6- Contactos e PDF
Os passos finais são reforçar o seu valor e através de um call to action e deixar os seus contactos para que possam entrar em contacto consigo. Não se esqueça de converter o documento para PDF!
Esperamos que estas dicas dicas tenham sido úteis e que o ajudem a criar um media kit que o faça ganhar muitas parcerias!