Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

02.Jul.17

Flash Tips com Mafalda Ferreira do blog Meia Lua: Gerir o tempo entre ser blogger e mãe 24h/dia

17796515_425228447844036_8256547453096772990_n.jpg

A Mafalda Ferreira é a cara do mommy blog Meia Lua - Mom. Life Lover. É mãe do Martim a tempo inteiro, apaixonada por fotografia e Licenciada em Imagem. Desta forma, decidiu aliar a paixão da fotografia com a da escrita e criou o blog. 

No blog, a Mafalda fala das suas paixões, inspirações e vivências, não só sobre a maternidade mas também sobre outros assuntos como decoração para crianças.

 

Não deixem de visitar o blog Meia Lua - Mom. Life Lover, aqui!

Nesta Flash Tips, a Mafalda dá algumas dicas e conselhos sobre como ser mãe a tempo inteiro e blogger.

 

 

Ter um blog assemelha-se muito a ter um filho. Fizemos nascer e agora é preciso cuidar e acompanhar o seu crescimento. Então como giro eu o meu dia-a-dia com 'dois filhos' em casa a tempo inteiro?
Para quem navega pelos mesmos mares e quer embarcar nesta viagem cheia de peripécias, deixo-vos aqui algumas dicas e conselhos a ter em conta enquanto mães a tempo inteiro e bloggers.

 

1. Estabelecer o tema e o propósito do blog

Tentar definir um objetivo, um certo '"estilo"' de escrita e de presença no mundo da blogosfera vai influenciar bastante os timmings que terão que seguir para manter um blog e as vossas rotinas como mãe asseguradas. Se eu quero fazer do meu blog um registo de vivências enquanto mãe, tenho que estar disposta a dedicar tempo ao mesmo. Definirmos bem esse tempo é fundamental, principalmente sendo mães a tempo inteiro. Por exemplo: Se têm um blog com conteúdos mais informativos, permite-vos um espaçamento maior de publicações. Já algo com posts mais visuais ou uma escrita mais intimista, como é o meu caso, requer uma presença mais assídua da nossa parte.
    - Façam um resumo de que tipo de posts pretendem criar e assim calcular quanto tempo leva em média a construção de um e quanto tempo terão que se dedicar à divulgação/interação com o mesmo. A periodicidade e consistência na partilha é fundamental para criar laços. Estar presente e seguir um fio condutor com características só vossas, ajuda a vos fazer destacar.
     - Façam uma check list de ideias e inspirações. Ou em outros blogs, sites, livros, ou num modo geral de partilhas que vão tendo. Assim quando vos faltar ideias, podem sempre recorrer a esses recursos e construir posts a partir disso, sempre com originalidade e a vossa identidade bem definida.

17952990_436103473423200_4145764636609142888_n.jpg

 

2. Definir horários

É mais fácil perdermos a noção de tempo quando estamos em casa. Facilmente pensamos que podemos estar pelo blog a qualquer momento do dia. Mas não é assim tão linear. Ser mãe a tempo inteiro, implica criarmos rotinas para o bem de todos e para respeitarmos essas rotinas, temos que ser metódicas, tal como num emprego comum.
O meu conselho é definirem bem qual o melhor momento do dia para se dedicarem em exclusivo ao blog. O momento em que o bebé dorme, as tarefas estão feitas e ainda mais importante, o momento do dia em que nos sentimos mais inspiradas.
Isto não impede que ao longo do dia possamos ir interagindo no mesmo, no entanto, deve existir sempre esse espaço em que devemos estar concentradas e de coração entregue ao que estamos a escrever, pois isso vai fazer toda a diferença. No meu caso, dedico pelo menos 1h ao blog, em exclusivo, à noite depois da hora de deitar do bebé. Leio, crio rascunhos, publico, lanço propostas, projeto ideias, etc. Uma boa sugestão passa também pelo agendamento de posts, cuja opção é bastante útil para dias em que não temos tanta disponibilidade.

 

3. Esquematizar ideias e tirar notas

Isto vai ajudar a rentabilizar o tempo em que nos dedicamos ao blog.
Como refiro muitas vezes no Meia Lua, o que mais me inspira é a simplicidade das coisas e da vida. Uma ida ao parque, um passeio na praia, uma tarde passada em casa a fazer pinturas. Pequenos detalhes do nosso dia-a-dia que podemser simples, mas que fazem despertar os sentidos e a criatividade surge com muito mais naturalidade. Se o vosso blog estiver direccionado a este enquadramento de partilhas, esta dica é muito eficaz. Fazer registos fotográficos e tirar notas. Isto facilita-me bastante enquanto mãe a tempo inteiro. Não deixo de viver o momento com ele, só para ele, mas consigo esquematizar alguns momentos e usar esses registos mais tarde, sem perder a inspiração do momento.

16388426_394995604200654_8283265838996541503_n.jpg

 

4. Ter boas ferramentas e aprender a trabalhar nelas

Um computador, um telemóvel intuitivo, uma máquina fotográfica, dependendo sempre do tipo de registos que pretendem fazer no blog.
Tenho em casa um pequeno rapaz que está sempre em movimento...mães, sabem bem como é! Ter um bom telemóvel, que seja bastante intuitivo e rápido e que ainda tire boas fotografias, é para mim o meu maior aliado. Permite-me poupar imenso tempo com ele em casa. Faço tudo muito facilmente e em pouco tempo através dele, crio posts, edito fotos, partilho. Investir neste ponto acho muito importante.
Também saber trabalhar nas aplicações e plataformas é meio caminho andado para a criação de um bom espaço virtual. Os nossos blogs precisam de ser apelativos, fáceis de ler e entender e para isso é essencial sabermos montar uma imagem bem estruturada do mesmo.

 

5. Utilizar as redes sociais

No seguimento do ponto anterior, esta é uma fórmula bastante eficaz. Cada vez mais é através das redes sociais que o mundo dos Blogs se fazem crescer. Facebook e Instagram, são dois exemplos com as quais podemos trabalhar. Para além disso facilita bastante no nosso papel de mães a tempo inteiro. Mesmo não sendo naquele timming que definimos como sendo o melhor para estarmos no blog, facilmente podemos aceder a uma rede social e estar presente algumas vezes ao dia (naqueles espaços "neutros" por exemplo). O estar presente nestas plataformas permite-nos chegar até o maior número de pessoas mais rápida e eficazmente e até mesmo criar laços, pessoais e/ou até profissionais.

18057047_436337150066499_906040577825563840_n.jpg

Ainda alguns conselhos da Mafalda...

- A interação com os nossos seguidores, é essencial. Eu sou da opinião de que se deve responder sempre a cada comentário e a cada mensagem, ou pelo menos tentar, de um modo geral. É muito importante enquanto mães bloggers criarmos uma relação de sintonia com quem nos segue. Na sua maioria são mães, como nós, que gostam das nossas partilhas, que se identificam e sentem-se próximas. Falo também enquanto seguidora de outros blogs. Ainda mais neste mundo da maternidade em que existem sempre dúvidas, questões e anseios. Seguidores que pedem ou dão sugestões e , na minha opinião, é muito importante estarmos ativos não só na partilha, como a aceitar o retorno da mesma. Tentem ocupar alguns espaços ‘neutros’ do vosso dia para esta interação. Enquanto bebem o café da manhã, passeiam o cão ou o vosso filho faz uma soneca.

 

- Sem feedback? Não desistam à primeira. Mais claro que isto não poderia ser. No início, quando não se sabe nada, não se conhece ninguém, é muito fácil pensar em desistir ao fim de poucos posts. Provavelmente não vão ter muito feedback, o vosso público vai ser mais tímido, afinal de contas, eles também ainda vos estão a conhecer. Mas se seguirem os passos que vos dei, se forem sendo consistentes, tiverem sempre um foco naquilo que fazem, serem determinadas e acima de tudo, gostarem mesmo do que estão a fazer, vão ver que mais tarde ou mais cedo vão ganhando terreno, vão vendo a terra lá à vista, lembram-se? Da viagem que vos prometi de início? Nenhuma navegação passa só por mares amenos. Há ondas maiores pelo meio, mas não significa que não cheguemos a bom porto no final. De mãe para mãe, enquanto há sonhos, há verdades, e enquanto mães sabemos que os sonhos só se concretizam, sonhando-os! Boa sorte! :)

17021755_406195823080632_3669335978647770981_n.jpg

Todas as fotografias foram retiradas do Facebook Meia Lua - Mom. Life Lover.

 

Obrigada pela colaboração Mafalda!

 

2 comentários

Comentar post