Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

16.Mar.17

Entrevista Maria João, do SAPO blogs: O MUNDO DOS BLOGS

 

Iniciamos a nossa rubrica de entrevistas que, tem como objetivo, falar de vários temas sobre blogs, através de entrevistas a profissionais da área dos blogs, bloggers, entre outros. Destas entrevistas podem esperar alguns conselhos, partilhas e opiniões sinceras sobre alguns temas sensíveis da blogosfera.

 

 

A MJonasnuts2 (1) copy.jpgaria João é, neste momento, a gestora de todos os serviços do SAPO. Esteve à frente do lançamento dos blogs do SAPO e, por isso, é a pessoa indicada para nos responder a um conjunto de questões sobre blogs.

Devido à sua vasta experiência no mundo dos blogs, incluindo a gestão da plataforma dos blogs do SAPO, nomeadamente dos grandes blogs portugueses, a Maria João fala-nos um pouco da sua experiência profissional, a sua opinião sobre os blogs e alguns conselhos para quem quer iniciar um blog. 

 

Fique atento a esta entrevista e, se quiser saber um bocadinho mais sobre a Maria João, visite o seu blog aqui.

 

Fale-nos um pouco do seu percurso profissional no SAPO.

Cheguei ao SAPO em 2000, vinda do Terràvista, através duma candidatura espontânea. O SAPO queria fazer um serviço de alojamento gratuito de páginas pessoais e o meu timing de envio de CV foi perfeito. Estive envolvida no lançamento das Homepages do SAPO. Mais tarde dizem-me no corredor “faça-me lá um serviço de Blogs”, e foi este o Briefing que recebi para fazer os Blogs do SAPO, lançados em 2005. Estive envolvida no lançamento e relançamento doutros serviços, mas as Homepages e os Blogs foram os “filhos" que tive no SAPO, aos quais se juntou, em 2013 a CloudPT (hoje em dia MEO Cloud). Em 2016 sou convidada para assumir a equipa que gere todos os serviços do SAPO, e é onde estou neste momento.

 

Dada a sua experiência ao nível da gestão de blogs no SAPO, porquê criar um blog hoje em dia?

A minha experiência não é na gestão de Blogs, porque enquanto responsável pela plataforma, o meu trabalho não passa por gerir blogs, mas sim a plataforma. O único blog cuja gestão asseguro é o meu.

As razões para criar um blog são as mesmas de há uns anos, e as mesmas que, uns anos mais atrás, motivavam a criação duma Homepage. É uma questão de identidade digital. Podemos ter um facebook, podemos ter Instagram, podemos ter Twitter, Youtube ou qualquer outra rede social, mas os conteúdos que aí produzimos não são nossos, não estão sob um endereço nosso, não estão centralizados. Se quisermos ter uma identidade digital completa e que controlemos, teremos de ter um blog, ou um site (que é a mesma coisa que um blog, do ponto de vista técnico). Se quisermos rentabilizar os conteúdos que produzimos, não o conseguimos fazer no Facebook. Se tivermos MUITA audiência, eventualmente conseguimos umas migalhas no Instagram e no Youtube, mas contam-se pelos dedos das mãos as pessoas que, em Portugal, têm a capacidade de conciliar a actividade profissional com um projecto online rentável. Para o comum dos mortais, o Blog é a melhor forma de criar e gerir a sua identidade digital centralizada.


E porquê ter um blog no SAPO? Quais as principais vantagens?

Sou um bocadinho suspeita, não é?

É uma plataforma apetrechadíssima de funcionalidades, muito simples de usar (mesmo a parte de personalizar o design - ninguém precisa de saber html), e tem uma equipa dedicada, muito acessível que, para além de fazer destaques de conteúdos na Homepage dos Blogs e na Homepage do SAPO, está sempre disponível para esclarecer quaisquer dúvidas dos utilizadores, no blog (claro) que mantém (blogs.blogs.sapo.pt) e onde qualquer pessoa pode comentar (os comentários não são, sequer, moderados).

Há muitas mais razões, mas estas são as principais e diferenciadoras.

 

Com o aparecimento de outras formas de expressão como os vlogs, entre outros, como vê o futuro dos blogs?

Não há diferença entre um blog e um vlog. Da mesma forma que não há diferença entre uma Homepage e um Blog (tecnicamente falando). O futuro dos Blogs não existe, nada tem futuro no online, de forma estática e de conceito fechado. Os Blogs são hoje muito diferentes do que eram há 20 anos. Evoluíram. Portanto, o futuro dos Blogs passa pela sua evolução, enquanto conceito e enquanto plataforma técnica para publicação de conteúdos. Vai evoluir em vários sentidos, umas evoluções vão vingar, outras vão nichar, outras vão desaparecer. No fundo, no fundo, Darwin estava, também para o online, coberto de razão :)

 

Quais os principais truques e dicas para manter e fazer crescer um blog?

Não acho que existam truques, mas há, sem dúvida, um conjunto de recomendações que costumo partilhar com quem me faz essa pergunta.
O mais importante num blog é que seja genuíno e que dê verdadeiro gozo e prazer aos seus autores. O resto vem por arrasto.

 

Que conselhos dá a quem vai iniciar no mundo dos blogs?

Para além da recomendação referida na questão anterior? Que escolha o SAPO para alojar o seu blog :)

 

 

sapo.png

 

 Muito obrigada Maria João pelo contributo!

sapo_vert_black.png

Esperamos que tenha ficado esclarecido sobre o SAPO e sobre os blogs do SAPO. Anote os conselhos e dicas da Maria João!