Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

11.Abr.17

Como escrever títulos atrativos

antler-1868902_1920.jpg

 

 

O título é a primeira impressão que o leitor tem do post e, por isso, deve despertar a atenção do leitor para que este continue com a leitura do artigo. Assim sendo, especial atenção deve ser dada aos títulos.


É importante que o título esteja de acordo com o texto e deve ser escrito após a conclusão do mesmo. Desta forma, deve garantir que o título é suficientemente atrativo para que o trabalho com a redação do texto tenha valido a pena.


Para que seja mais fácil, sugerimos que utilize uma técnica básica de comunicação (AIDA) para perceber se o seu título tem estes atributos:


ATENÇÃO: o título tem que chamar a atenção do leitor. Para isso, pode utilizar palavras-chave para tornar o título atraente e despertar a curiosidade.

INTERESSE: o título deve provocar o interesse no leitor em querer saber mais e continuar a ler o artigo. Deve ser também informativo, ou seja, o leitor deve perceber sobre o que se vai falar no post.

DESEJO: o título deve criar um sentimento de urgência no leitor para continuar com a leitura assim como deve mencionar o benefício que o leitor terá ao ler o artigo.

AÇÃO: o título deve levar o leitor a ler efetivamente o texto, por exemplo, através da partilha do mesmo nas redes sociais introduzindo uma hiperligação direta ao post.


Para além disto, o título deve ser curto, claro, objetivo e compreensível para todos os leitores. Pode utilizar números, percentagens e perguntas.


Aplique, então, a técnica AIDA cada vez que escrever um título para perceber se os 4 atributos referidos estão presentes. Se sim, então o título não irá falhar!