Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

28.Abr.17

7 Regras para um post PERFEITO

laptop-1149412_1920.jpg

 

Escrever um post no blog não é tarefa fácil. Não basta ter a ideia em mente e começar a escrever o que vem à cabeça. É necessário estruturar de forma correta o post e utilizar algumas regras para envolver o leitor no conteúdo do artigo e fazê-lo voltar ao seu blog.

 

Então, que regras são essas?

 

TÍTULO: as regras para um post perfeito começam com o título perfeito pois é a primeira frase do artigo que o leitor lê e é também a frase que irá aparecer aquando da divulgação do post nas redes sociais. Desta forma, deve colocar um título no post que desperte a atenção do leitor para ler o resto do conteúdo. Pode ver como escrever títulos atrativos aqui.

 

INTRODUÇÃO: as introduções aos artigos são essenciais e devem estar presentes em todos os posts. Devem ser atrativas e chamar a atenção do leitor para o que se vai seguir. Caso queira saber como escrever uma boa introdução veja aqui.

 

CORPO DO TEXTO: não escreva posts demasiado longos, o leitor irá cansar-se e irá desistir de ler o resto do artigo. Assim, deve organizar o texto utilizando:

- Subtítulos (divida o texto em vários parágrafos com subtítulos);
- Listas e tópicos (tal como pode ver o exemplo deste post, permite que o texto fique mais organizado e o leitor vai querer ler todos os pontos da lista);
- Uso de negritos, itálicos e sublinhados (para dar ênfase ao mais importante ou a palavras-chave).
- Imagens (ao longo do texto vá colocando imagens de qualidade e alusivas ao tema do post).


CONCLUSÃO: um artigo bem estruturado deve ter princípio, meio e fim. Assim, termine o seu post com uma boa conclusão, para que o leitor perceba o objetivo do artigo.

 

ESCRITA: depois de terminar de escrever o texto, reveja-o com muita atenção para que não o deixe com erros ortográficos. Os erros dão uma má impressão do blog aos leitores. Para além disso, escreva de acordo com o seu tipo de público e utilize palavras simples e parágrafos curtos.

 

AUTENTICIDADE: tudo o que publica no seu blog deve ser autêntico, deve conseguir transmitir de forma genuína os seus pensamentos, opiniões ou histórias. Se publicar conteúdos relacionados consigo e com as suas paixões, de certeza que muitos leitores conseguirão identificar-se.

 

LINKS: os links auxiliam e guiam os leitores. Por exemplo, links direcionados para um post já escrito (como aconteceu neste artigo, em cima) ou links direcionados a páginas web.

 

Com estas regras verá que o conteúdo irá tornar-se mais apelativo e interessante. Agora já está preparado para escrever um post perfeito! 

1 comentário

Comentar post