Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

17.Mar.17

5 Dicas para blogs únicos e originais

Quantas vezes já pensou em começar um blog e desistiu por não saber por onde começar ou como se poderia diferenciar? Criar um blog, a começar do zero e com tantos blogs já existentes, não é tarefa fácil mas é possível! Existem algumas regras básicas e iniciais que poderá pôr em prática quando criar o seu blog. No entanto, com a experiência, começará a perceber qual o melhor caminho a seguir para que o seu blog se mantenha único e com sucesso.


Assim, apresentamos algumas estratégicas e dicas que podem ser úteis:


1. Escolher e definir o público-alvo

O que é o público-alvo? É o grupo de pessoas ao qual se dirige o seu blog, ou seja, para quem quer escrever, a quem se quer dirigir? Deve pensar nas principais caraterísticas (idade, género, ocupação, interesses, habilitações, etc.) do público-alvo e desenvolver os conteúdos de acordo com as mesmas.


2. Criar um nome e uma identidade única e original

Em primeiro lugar, o nome do blog deve ser único e memorável. Em segundo lugar, o blog deve ser singular, isto é, o conteúdo deve ser escrito de forma genuína, sincera e exclusiva: utilize as suas competências diferenciadoras, dê as suas ideias e transmita o seu conhecimento.
Adicionalmente, faça um estudo de mercado, ou seja, pesquise os blogs concorrentes e analise os seus pontos fortes e fracos. Desta forma, irá conseguir perceber como se pode diferenciar deles e conquistar o seu próprio espaço na blogosfera.


3. Conteúdo de qualidade e regular

É extremamente importante ter posts originais, de fácil leitura, sem erros gramaticais e com imagens para complementar e ilustrar o conteúdo do texto. Para além disto, coloque conteúdo de forma regular, alimentando o seu blog e, assegurando, desta forma, que os seus leitores são assíduos. Idealmente, o conteúdo deve ser semanal, diário ou até várias vezes ao dia.


4. Promover continuamente o blog

É importante não desmotivar no início da criação do blog. É normal o número de seguidores ser baixo mas, com algumas ajudas, o número de leitores começa a subir. Partilhe o blog nas redes sociais ou utilize publicidade paga.


5. Ser atento com os leitores

Nunca deve esquecer a importância dos leitores pois o feedback deles é fundamental para progredir com o blog. Esteja atento a todos os comentários, respondendo e agradecendo. Através do feedback dos leitores, consegue perceber o que está a correr bem, menos bem, o que pode melhorar e retirar ideias para conteúdos.

 

young-791849_1920.jpg