Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

15.Mar.17

10 elementos para organizar e construir o layout ideal para o seu blog

u.jpg

 

Existem elementos que todos os blogs devem ter para se tornarem memoráveis, organizados e acessíveis. Os layouts são cartões de entrada para quem visita o blog, devendo ter qualidade e proporcionar uma boa primeira impressão para, posteriormente, tornar positiva a experiência para quem o visitar.


Sendo assim, reunimos os 10 dos principais elementos para construir o layout ideal para o seu blog:


1. Paleta de cores: deve começar por escolher as cores mais adequadas à personalidade que quer dar ao seu blog e ao que quer transmitir. Sendo assim, pode pesquisar um pouco sobre o significado de cada cor e escolher consoante o mesmo. Deve ter em atenção o equilíbrio de cores e escolher uma paleta de cores fixas. Pode utilizar cores mais fortes apenas para elementos-chave e que quer chamar a atenção mas cuidado para não misturar muitas cores.


2. Logótipo do blog: de acordo com a paleta de cores escolhida deve criar um logótipo com o nome do blog que seja atrativo. Quem entrar no seu blog conseguirá identificar qual o tema e os assuntos abordados.


3. Tipografia: tal como com as cores, deve escolher o tipo e tamanho de letra adequados à imagem que quer transmitir do seu blog. Pesquise sobre quais as fontes mais utilizadas em blogs, assegurando-se de que a escolhida é de fácil leitura. No que toca ao uso de negrito e itálico, utilize apenas em palavras ou frases que quer frisar e chamar à atenção. O fundo do texto deve ser branco ou preto para tornar a leitura mais fluída e agradável.

 

4. Adaptabilidade a tablets, telemóveis e computadores: é extremamente importante que o blog esteja apto a ser visualizado em qualquer dispositivo, sem alterar o design. Caso isso não aconteça, os leitores podem sentir dificuldade no acesso ao blog e perderem o interesse na sua leitura.


5. Página “Sobre”: é a área do seu blog em que pode fazer uma apresentação de si e do blog. Uma página “Sobre” bem escrita consegue criar uma ligação entre o blogger e o leitor. Desta forma, deve escrevê-la de forma a que o leitor queira saber e ver mais sobre o seu blog.

 

6. Botão de "início" ou "home": este botão permite aos seus leitores que sejam direcionados para a página de início do blog, caso não saibam que o logótipo também o permite ou caso algo esteja errado e este não esteja a funcionar.


7. Campo de pesquisa: o layout do seu blog deve conter um campo de pesquisa de forma a permitir aos leitores do blog encontrarem de forma fácil algo que procuram: por exemplo, um post ou um tema específico. Este elemento deve ser de fácil identificação.


8. Categorias: tal como acontece no campo de pesquisa, ter o conteúdo organizado por categorias irá ajudar os leitores do blog a encontrarem o que procuram. Estas categorias são úteis para dividir os conteúdos do seu blog por temas, deixando, deste modo, o blog mais organizado.


9. Contacto: é muito importante que coloque o seu contacto numa zona de destaque do blog. É através dele que pode receber contactos de parcerias, leitores, marcas, etc.


10. Redes sociais: posicione os botões das suas redes sociais de forma a que estes sejam facilmente visualizados e identificados. Estes são fundamentais para a partilha de conteúdo e para que os leitores possam seguir as suas redes sociais.

 


Posto isto, caso ainda não tenha criado um blog e queira criar, não se esqueça de incluir no seu layout todos estes elementos. Contudo, caso já tenha criado o blog, verifique se tem presentes estes 10 elementos fundamentais.